- ATIVIDADES PARA DOENTES DE PARKINSON - O MMCPaddle, em Canoas-RS, está cedendo suas instalações para as seguintes atividades de Parkinsonianos: - todas as 2ª Feiras das 14:30 às 16:00 hs, fisioterapia aplicada por grupo de estudantes universitários da ULBRA e - as 3ª Feiras das 09:30 às 11:30 hs jogos : - (ping-pong; piebolin, sinuca, dama, xadrez, jogo da velha, dominó, pinobol, dominó e outros). Tudo GRATUITAMENTE Tel 8492-4281

sexta-feira, 4 de abril de 2014


NORMAL
 
Qual é o conceito que se tem de uma pessoa "normal"?
-   Ao nascer que chore, que apareça com todos os membros etc...
    -   Criança com 5 anos:  correr, brincar, falar quase tudo corretamente, comer sozinha, etc
    -Jovem de 20 anos: ter boa percepção das coisas, utilizar seus membros na totalidade, correr, dançar, etc...
    -   Homem aos quase 60: andar 4 km em 40 min, jogar futebol durante mais de 30 min corridos, trabalhar 8 horas diárias, dirigir carros por mais de 6 horas seguidas, não tremer, ter habilidades manuais para trocar uma tomada de luz em menos de 10 min, varrer um pátio com facilidade, não arrastar os pés quando andar, ter uma postura de cabeça um pouco mais caída do que tinha aos 40, escrever a mão uma página  de papel almaço em menos de 15 minutos, entre outras

Baseado nestes índices faço a minha avaliação:
-   Quanto devo à DP por estar abaixo dos índices referenciados?
-   Quanto devo à minha idade (63 anos) os meus índices abaixo dos médios da minha idade?
Disse-me meu médico ao diagnosticar-me com a DP: a partir dos 50 (anos de idade) todo ser humano tem uma queda de seus índices físicos e alguns mentais, de tal forma que não deveria imputar todas as minhas deficiências à DP.

Portanto, vou, a cada tempo que passa, reavaliando-me e considerando meu estado de saúde como "normal" e quando não estou, temporariamente, atingindo aqueles índices, como "médio".

Como bom infante evito dizer que estou ruim, péssimo tentando 'aparecer bem'. Mantenho "A FISIONOMIA DA FRENTE."

Interessante é o quanto "não pareço Pk quando estou fora de casa." Tenho mais disposição, tremo menos, ando melhor. Me sinto mais 'normal' do que nas outras horas.

Nenhum comentário: