- ATIVIDADES PARA DOENTES DE PARKINSON - O MMCPaddle, em Canoas-RS, está cedendo suas instalações para as seguintes atividades de Parkinsonianos: - todas as 2ª Feiras das 14:30 às 16:00 hs, fisioterapia aplicada por grupo de estudantes universitários da ULBRA e - as 3ª Feiras das 09:30 às 11:30 hs jogos : - (ping-pong; piebolin, sinuca, dama, xadrez, jogo da velha, dominó, pinobol, dominó e outros). Tudo GRATUITAMENTE Tel 8492-4281

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014


 

ACEITAÇÃO

Por que Eu?
Esta é a pergunta mais freqüente que a pessoa que recebe o diagnóstico (ou veredicto?) de DP faz para si  mesmo, para o médico ou a pessoa que o acompanha.

O que eu fiz de errado para ser castigado desta forma?
Passa a questionar o próprio Deus sobre este seu ‘castigo’.

Para mim, não questionei praticamente nada. Aceitei e tentei reagir prosseguindo nas minhas atividades, continuando minha vida o máximo possível dentro do que se poderia chamar de "maneira normal".

É bom a gente se lembrar que existem outras doenças, males que são também tão ou mais devastadores que a DP.
Quanto mais cedo se aceitar a doença, mais rápido teremos como atuar para diminuir seus sintomas limitantes.

Eu diria que o Pk que se isolar, não participar de atividades sociais, tipo reuniões de famílias, trabalho, esportivas, deixar de ir ao cinema, restaurantes e outras, torna-se um morto-vivo e um peso para seus familiares.

Quanto mais participações no convívio de familiares e amigos mais o Pk sentirá uma melhor qualidade de vida. É importante ressaltar que após o diagnóstico o Pk viverá ainda 15-20-30 anos e tem que ser um fardo leve, não uma mala sem alça, para seus familiares e cuidadores. A estes, familiares, cuidadores e amigos cabe fazerem a motivação, o incentivo para o não isolamento do Pk.

Nenhum comentário: